Gabinete de Psicologia

Apoio Psicopedagógico

 

g-psicoMuitas das dificuldades de aprendizagem ou de insucesso escolar estão relacionadas mais com o comportamento na sala de aula e o relacionamento estabelecido com o professor do que com a ausência de estratégias adequadas de estudo. Para estas dificuldades também contribui a auto-imagem do aluno enquanto pessoa e enquanto estudante que, tendo uma perspectiva negativa de si próprio, fará também atribuições negativas ao seu sucesso/insucesso escolar assim como interpretações positivas ou negativas das atitudes dos professores em relação a si próprios.

Com o objectivo de promover o desenvolvimento pessoal do aluno foi desenvolvida a Formação em Competências de Estudo que mais do que uma aplicação de técnicas ou estratégias de estudo centra-se nos aspectos sócio-emocionais do aluno com o objectivo último de promover a sua melhor adaptação ao contexto da sala de aula, à turma em geral e ao seu desenvolvimento pessoal em particular.

 

Consulta Psicológica

 

O apoio psicológico é um serviço activo e permanentemente disponível aos alunos da Escola. Activamente porque dele é feita divulgação específica promovendo a identificação dos alunos com determinadas problemáticas. Permanentemente, porque perante dificuldades de relacionamento interpessoal em contexto escolar, social ou familiar, o Gabinete está disponível para apoiar na resolução dos mesmos.

 

Orientação Profissional

 

A intervenção efectuada neste domínio pode ser percebida como o apoio aos alunos na identificação das suas competências e valores pessoais e na identificação de

contextos de trabalho onde gostaria de os ver aplicados. O objectivo último é a integração de ambos no sentido de o aluno definir uma potencial profissão onde gostasse de desenvolver as suas competências/aptidões/valores pessoais.

 

Apoio aos Professores

 

As aulas ou o relacionamento com os alunos nem sempre são fáceis para os professores. O Gabinete apoia-os quer no sentido de chamar o aluno por vezes identificado, quer a nível pessoal quando para isso é requisitado o que acontece, muitas vezes, não de forma explícita, mas velada que o Gabinete entende como um pedido de apoio implícito.

 

 

Funcionamento

 

  1. O Gabinete de Psicologia é assegurado por um psicólogo;
  2. Pode recorrer a este serviço qualquer aluno da ESTEL;
  3. O aluno pode apresentar o seu pedido directamente ao Psicólogo ou fazê-lo através do seu Director de Turma;
  4. A prioridade no atendimento dos alunos depende da complexidade e gravidade de cada caso.

 

 

Atribuições

 

São atribuições do Gabinete de Psicologia:

  1. Colaborar com os docentes e Directores de Turma na sinalização de casos de alunos com dificuldades de aprendizagem ou outro tipo de problemáticas;
  2. Avaliar os factores subjacentes às dificuldades de aprendizagem manifestadas pelos alunos e planear uma intervenção psico-pedagógica adaptada às características e necessidades específicas de cada aluno;
  3. Apoiar os alunos na resolução de dificuldades diversas do âmbito do desenvolvimento pessoal e social (ex: dificuldades de relacionamento interpessoal, em contexto familiar, escolar ou outros; ansiedade de realização; dificuldades na tomada de decisão; dificuldades ao nível da resolução de diferentes tarefas de desenvolvimento – questões de identidade, auto-conhecimento, autonomia – etc.).

 

 

Horário de atendimento

 

Dias:Segundas, terças e quintas-feiras

Horário:13h30m - 17h30m