Gabinete de Integração na Vida Activa

O papel do GIVA na promoção da empregabilidade

 

Numa sociedade cada vez mais exigente e competitiva, que encontra a sua dinâmica evolutiva num equilíbrio instável, as escolas têm de responder a uma grande diversidade de solicitações, acabando por desempenhar funções que, tradicionalmente, estavam atribuídas a outras instâncias da sociedade. É, assim, imperativo que as escolas e em especial o ensino profissional criem condições facilitadoras da transmissão das diferentes competências necessárias ao sucesso sócio-profissional.

 

giva1O GABINETE DE INTEGRAÇÃO NA VIDA ACTIVA (GIVA) tem por objectivo promover a aproximação entre a Escola e o Mundo do Trabalho, permitindo que esta transição se realize de um modo adequado e com menor turbulência perante as novas exigências implicadas na finalização da vida escolar/académica e o início de novos papéis e responsabilidades em novos contextos de vida.

Neste cenário, o GIVA tem vindo a desenvolver um trabalho de acompanhamento na promoção da empregabilidade, na medida em que fomenta um trabalho mais personalizado de acompanhamento e preparação dos alunos em termos da sua colocação no mercado de trabalho. O GIVA constitui um serviço que promove a integração ou reintegração profissional de ex-alunos da ESTEL, também em articulação com os Centros de Emprego.

 

De modo geral, o trabalho do GIVA passa por identificar as necessidades dos alunos (em especial os finalistas) em termos da sua ‘empregabilidade’ e de prestar aconselhamento e orientações no sentido de as colmatar. Recorre-se a entrevistas, através das quais se explora a experiência profissional (caso exista) e formativa complementar, faz-se também um levantamento de interesses e de competências que poderão ser úteis em termos profissionais, abordando-se também algumas questões pessoais e familiares. Nestas entrevistas, exploraram-se também a percepção dos alunos acerca dos recursos disponíveis, as iniciativas que já teve para tentar obter um emprego e qual os resultados das mesmas, fazendo-se um racional de outros recursos potenciais a que poderá recorrer e do que poderá estar a impedir a sua inserção.

 

O apoio à concepção do Curriculum Vitae (CV) ou a optimização do mesmo é também uma das tarefas realizadas. Em muitos casos, é necessário enquadrar os alunos relativamente ao que é um CV e à sua importância, já que é uma ferramenta de marketing pessoal.

 

Um exercício relevante é o de apoiar os alunos na valorização das suas experiências, procurando identificar as competências que adquiriu e solidificou e que caminho pretende percorrer. O passo que se segue é a exploração dos recursos e orientações na pesquisa de emprego/formação. Os recursos são múltiplos, desde os jornais aos sítios de emprego, até à rede social do próprio aluno.

 

Não menos importante são os inúmeros contactos efectuados  com empresas e protocolos de colaboração estabelecidos, procurando aproximar o tecido empresarial.

 

giva2O trabalho do GIVA passa não só por aproximar os recursos de emprego/inserção aos alunos, que de outra forma teriam um acesso mais dificultado, mas também por promover a consciencialização dos indivíduos acerca de si mesmos, bem como o reconhecimento dos seus defeitos, das suas qualidades e das suas competências. Os alunos têm muitas competências que não são as de experiências de trabalho anteriores mas decorrentes da sua própria história de vida. O GIVA apoia os alunos na realização do paralelismo entre essas competências e tarefas concretas que poderão realizar em contexto de trabalho. Nesta sequência, são ainda realizados exercícios de treino de situações de entrevista de emprego, uma vez que os alunos, na sua maioria não são bons “empresários de si próprios”, não conseguindo expor e defender as suas capacidades e qualidades.

 

Bolsa de Emprego

 

O GIVA desenvolveu também uma Bolsa de Emprego, que consiste na inscrição de todos os alunos numa base de dados permanentemente acessível às empresas que recrutam candidatos e no acompanhamento da integração do aluno na empresa quer ao nível das suas competências/exigências da empresa, quer ao nível da adequação da empresa face à proposta de emprego em questão.

 

Coordenação das Actividades Extra-Curriculares

 

A Escola deve abrir as portas aos alunos, de modo a dar-lhes oportunidade de conhecerem outras realidades e contextos de trabalho.

Com este objectivo, este serviço organiza e coordena as diferentes actividades extra-curriculares propostas quer por parte dos professores, quer por parte do próprio GIVA.

Em colaboração com os alunos existe um outro projecto – a redacção do Jornal da ESTEL – motivo de grande empenho dos alunos na partilha, discussão e integração de novas experiências.

 

Funcionamento

 

Todos os utentes devem preencher uma Ficha de Inscrição, com vista à obtenção de informações relevantes para o processo e onde é definido o pedido e a intervenção a realizar.
Os utentes devem informar o GIVA sempre que são colocados nas empresas.
As empresas que contactam o GIVA com o intuito de obter candidatos devem fornecer informações relativamente às condições que oferecem e ao cargo em causa.

No que diz respeito aos alunos da ESTEL:

  1.  No 3º período de cada ano lectivo, é proposto às turmas dos últimos anos a participação num Programa de Inserção na Vida Activa, o qual visa a preparação dos alunos para o mercado de trabalho e a promoção de competências de empregabilidade. Os alunos interessados em participar devem inscrever-se no GIVA.

 

Atribuições

 

São atribuições do GIVA:

  1. Promover competências de empregabilidade e preparar para a inserção no mercado de trabalho;
  2. Contactar empresas que possam ser potenciais receptoras de candidatos inscritos no GIVA.
  3. Apoiar na tomada de decisões vocacionais, quer os que optem pelo prosseguimento de estudos, quer os que pretendam uma inserção imediata na vida activa;
  4. Fornecimento de informação actualizada sobre as ofertas de formação e de estágio / emprego;
  5. Construção e divulgação de material que contribua para um melhor conhecimento das saídas profissionais de cada curso.