Coordenação de Cursos EFA

A concepção dos cursos de Educação e Formação de Adultos – nível básico/secundário, permitiu dar um passo em frente nas políticas de qualificação de adultos em Portugal.

 

efaNo entanto, foi após a organização e divulgação do Catálogo Nacional de Qualificações que se reorganizou os Cursos EFA básico /secundário, enquanto oferta formativa de dupla certificação - escolar e profissional, na medida em que estrutura e clarifica os referenciais inerentes à obtenção de cada uma das qualificações, quer pela via da formação, quer pela via do reconhecimento, validação e certificação das experiências adquiridas.

 

Os cursos EFA surgem, na Estel, como uma oportunidade de certificar escolar e profissionalmente os indivíduos activos que por este motivo e também pela idade não podem integrar os cursos profissionais em regime diurno. Espera-se, com esta oportunidade, contribuir para uma sociedade mais formada e consequentemente mais competitiva. Decorrido o primeiro ano já se verificam resultados positivos, não só profissionalmente mas também socialmente. Temos acompanhado o crescimento excepcional de uma turma heterogénea quer a nível de conhecimentos quer de experiências profissionais anteriores. Apesar de todas as dificuldades, têm tido a força necessária à sua superação. Esta é, afinal, outra especificidade dos cursos EFA. Esta turma, tem encarado com enorme coragem, os desafios de trabalho lançados pelos formadores, apoiando-se mutuamente e crescendo em harmonia como era desejado. A formação deste cariz assume uma dimensão cultural muito forte, baseando-se numa ideia de partilha e de vivência colectiva, respeitando o ritmo  e o percurso de cada aluno. Concretizam-se em percursos flexíveis de formação quando definidos a partir de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, previamente adquiridas pelos adultos por via formal, não formal e informal.

 

Concluo dizendo que os Cursos de Educação e Formação de Adultos (cursos EFA) são uma oferta integrada de educação e formação para públicos adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que possuam baixos níveis de escolaridade e de qualificação profissional.

A partir de Janeiro a Estel disponibilizará um novo curso EFA, depois de ter constatado o sucesso da primeira edição. Nos mesmos parâmetros do primeiro, garantirá um percurso formativo de referência tendo em vista a resolução imediata e eficaz de problemas prementes na carreira profissional dos indivíduos. Em simultâneo esta escola irá também oferecer Formações Modulares certificadas, cujo objectivo é possibilitar que os adultos adquiram mais competências específicas numa determinada área com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho.